PL que reconhece grafite como manifestação artística e autoriza, é apresentado à Câmara

grafite na coluna do minhocão, altura do Largo Pe Péricles.
Foto: janeiro/2013
De autoria do vereador Nabil Bonduki, o projeto de lei nº 840/2013 reconhece a prática do grafite como manifestação artística, e autoriza em espaços públicos e privados.

Mais importante do que reconhecimento do grafite como manifestação artística, porque isso não é mais questionável, é a sua autorização!!!
 
Reconhecer, autorizar e incentivar o grafite será de grande valia para a arte e cidade!!! Porém, 'elevar o grafite à status de obra de arte com caráter permanente', não beneficiará a arte de rua e sim um mercado.


 → leia o   projeto na íntegra  


_______________________________
do site Cidade Aberta, 27 de novembro de 2013
PL que reconhece grafite como manifestação artística é apresentado à Câmara

Na terça-feira, 26 de novembro, foi protocolado o projeto de lei nº 840/2013, de autoria do vereador Nabil Bonduki, que reconhece a prática do grafite como manifestação artística “de valor cultural, sem conteúdo publicitário, realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado”. 

Com a lei, os chamados “artivistas culturais”, que há tempos lutam para que sua arte seja reconhecida, estão autorizados a utilizar espaços públicos e privados, como postes, colunas, túneis, paredes cegas, tapumes de obras, entre outros, para a prática do grafite, desde que não faça referência a marcas ou produtos comerciais, ou que não contenha mensagens de cunho pornográfico, racista, preconceituoso, ilegal ou ofensivo a grupos religiosos, étnicos ou culturais. 

Quando o espaço for bem protegido, será necessário apresentar documento de aprovação emitido por órgão responsável para que o grafite seja autorizado. 

O PL leva em conta o impasse da relação entre os artistas e o poder público, já que, muitas vezes a obra é apagada, frustrando os cidadãos que admiram o trabalho e os próprios grafiteiros. 

Dessa forma, visa solucionar alguns dos problemas que marcam a rotina de quem faz arte na cidade, que muitas vezes gasta longos períodos em busca de uma autorização para, logo depois de realizada sua intervenção, vê-la apagada sem maiores explicações. 

A medida, portanto, deve conceder parâmetros para que a realização de intervenções artísticas por meio do grafite contribua para que o cotidiano da cidade fique mais alegre, colorido e humano. 

A proposta será encaminhada para tramitação em comissões específicas, deve ser votada e, se aprovada, segue para sanção. 

Confira o projeto na íntegra


>> conheça o site Cidade Aberta, do urbanista e atual vereador Nabil Bonduki   

'Esparrama pela Janela', intervenção cênica no Minhocão

da janela do 3° andar de um edifício da Rua Amaral Gurgel, coladinha ao Minhocão, o Grupo Esparrama de teatro apresenta a intervenção cênica Esparrama Pela Janela.

Em Esparrama Pela Janela qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência, pois parte dos integrantes do grupo reside no edifício a cerca de dez anos. “Há anos temos uma visão privilegiada da dupla ocupação que ocorre no elevado: de dia, um mar de carros que utilizam o centro apenas como um lugar de passagem e, a noite, centenas de pessoas que, ao utilizar o Elevado, demonstram que a vida pulsa nessa região”, segundo o ator Rani Guerra.

então,
 
aos domingos!!! de 17 de novembro à 15 de dezembro
morador cansado do barulho e da poluição!!! transforma caos em  poesia !!!!
Foto: Sissy Eiko/divulgação
por Grupo Esparrama
Esparrama pela Janela

Diariamente o Minhocão é invadido pelo trânsito, poluição e barulho, porém à noite e aos domingos, quando é fechado, a população o utiliza como espaço de convivência, prática de esportes e lazer.
Agora os integrantes do Grupo Esparrama também resolveram dar a sua contribuição e querem fazer dos domingos no Minhocão uma boa opção de diversão com arte!
O público poderá assistir do Minhocão a uma apresentação que acontecerá de uma janela a cerca de cinco metros de distância, com palhaços, teatro de bonecos, manipulação direta, máscaras de comédia humana, música e claro, muito bom humor!!!

O espetáculo conta a história de um morador que está cansado de conviver com o barulho e poluição que entram diariamente por sua janela localizada em frente ao Minhocão.
Ele decide então transformar este caos em poesia e alegria e devolve-las para a cidade.


Esparrama pela Janela!
De 17 de novembro Até 15 de dezembro.
Todos os domingos, em três sessões: 10h30, 14h30 e 16:30h.
Onde: no Minhocão (entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua Consolação)
É só subir no Elevado por uma das alças de acesso e observar as placas de sinalização que serão colocadas nos dias das apresentações!
Agora, e se chover?
Não venha, venha no próximo domingo!
Porém, sem chuva os espetáculos acontecerão e nós esperamos por vocês!!!

Acesse também a nossa página no facebook:
Página do evento:


>> ++ sobre o Grupo Esparrama em www.facebook.com/esparrama