Comunidade da Favela do Moinho


agosto de 2010, 'A Vida é um Moinho' - ação social realizada na Favela do Moinho. Cantora Fabiana Cozza dando uma canja.


_________________________________________
>> dezembro de 2011, Carta aberta à população


29 DEZEMBRO 2011 (BR-SP) Moradores da Comunidade do Moinho: Carta aberta à população
de PASSA PALAVRA, em 29 de Dezembro de 2011

Carta aberta a População - Sob ataque violento da GCM com adultos, crianças e gestantes

A Comunidade do Moinho ante o descaso humano do poder público municipal para o diálogo civilizado na construção de um projeto concreto de moradia, trabalho, educação e meio ambiente, vem a público manifestar-se para impedir distorções das informações.

Nossa Comunidade conhecida como a Favela do Moinho, em 2006 era compostas por 576 famílias, hoje perdemos a conta; estima-se mais de mil famílias que se juntaram a comunidade por despejos, desocupações, incêndios que ocorreram em diversas áreas da cidade, “acidentes” ou por higienização.

A Comunidade do Moinho originalmente formada por carroceiros catadores de materiais recicláveis que coletam na cidade uma média de 200 toneladas de material, sem apoio de nenhuma esfera do poder público, pelo contrário, as carroças têm sido confiscadas e os depósitos que compram materiais reciclados fechados pelo município.

O projeto que desejamos é continuar trabalhando pela cidade e meio ambiente. Não podemos ir para longe do centro onde atuamos há mais de 10 anos e nossos filhos estudam. E aqui queremos nos fortalecer criando um sistema de reciclagem organizado que gere mais emprego e renda diminuindo a vulnerabilidade dos jovens a criminalidade urbana. Além disso, construímos alianças com projetos culturais que visam à ampliação de oportunidades aos nossos jovens.

Em 27/12/2011 sob ataques violentos da GCM – Guarda Civil Metropolitana, lançamos este documento. E aqui publicamente solicitamos pela 5ª vez uma audiência com o Secretário de Habitação Municipal que não nos atende nem com solicitação de Sua Excelência Senador Eduardo Matarazzo Suplicy, para ouvir um projeto digno de vida nesta cidade.

O Bolsa Aluguel de R$ 300,00 por mês é um paliativo talvez necessário que não aceitaremos como solução definitiva. Apenas como a primeira fase de um sério programa de moradia, onde possamos garantir um presente digno e um futuro melhor para nossas famílias (e por que não para todos) que querem um cidade mais limpa, organizada e sintonizada com os modelos de sustentabilidade, que os carroceiros daqui fazem a anos mesmo sem conhecer a palavra “sustentabilidade”.

Por isso pedimos mais educação e oportunidade! Mais diálogo e respeito pela nossa perspectiva de futuro e menos arrogância.

Comunidade da Favela Do Moinho

>> link para publicação original no site PASSA PALAVRA


___________________________________________
>> Ajuda para os moradores da Comunidade da Favela do Moinho


Saiba como ajudar moradores vítimados pelo incêndio na Favela do Moínho
publicado em Luz - agência comunitária de notícias, por Perla, 28/12/11

Após uma semana do incêndio que atingiu a Favela do Moínho na região do Bom Retiro, mais de 500 famílias estão sem lugar para morar e dependendo da ajuda da sociedade civil. Embora a prefeitura afirme que todas essas famílias foram cadastradas nos programas de habitação, sabemos que esses encaminhamentos são demorados e há necessidades básicas, como vestuário, higiêne e alimentação que contam com o apoio de todos. Diversas organizações e redes estão se mobilizando de alguma forma para poder ajudar a arrecadar doações para estas famílias. Segue abaixo uma lista de locais onde você pode contribuir:

Para doação direta às famílias que estão alojadas no Clube Escola Raul Tabajara
Rua Anhanguera, 484, Barra Funda, telefone 3392-5592

Doação de roupas, calçados e alimentos por meio de instituições e voluntários:
Rua Boracéa, 270 – UBS Boracéa
Alameda Barão de Campinas, 669 – Campos Elísios – Casa Campos Elísios Melhor
Rua Avanhandava, 616 – Bela Vista – (11) 3237-3061 / (11) 8612-9742 (igreja)
Rua Helvetia, 234 – Campos Elíseos – (11) 6342-8899 (igreja)
Alameda Eduardo Prado, 108 – Campos Elíseos- Atendimento dia e noite, aos cuidados de Paulo Rafael e Rebeca.

Doações de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e mobiliários
Alameda Eduardo Prado, 108 – Campos Elísios, aos cuidados de Reca/Ravera ou Heloisa (Organização social Aliança da Misericórdia)
1) através da igreja católica: http://ocaminho.org.br/portal/apelo-a-solidariedade-em-favor-da-favela-do-moinho-ajude.html

>> link para publicação original no site Luz - agência comunitária de notícias