inauguração, Complexo Prates

Prefeito inaugura Complexo Prates e destaca trabalho integrado no enfrentamento às drogas
O Complexo Prates vai reunir em um só local equipamentos de Saúde Pública e Assistência Social integrados para tratamento e recuperação de dependentes químicos em situação de rua e vulnerabilidade social na região central da cidade.

do portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo, em 27/03/2012

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (27) o Complexo Prates, primeiro equipamento que vai reunir ações de Saúde Pública e Assistência Social no tratamento e recuperação de dependentes químicos em situação de rua e vulnerabilidade social na região central da cidade.



“O Complexo Prates reúne equipamentos com diversas ações integradas envolvendo órgãos da Prefeitura, com programas do Estado, do Governo Federal e serve para mostrarmos as pessoas que estão na rua que existe mais uma porta aberta para elas, com importantes programas que podem ser a solução para os seus problemas”, afirmou o prefeito. “As presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador Geraldo Alckmin e do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, dão a importância que este evento tem”, enfatizou.

Construído pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), o complexo está situado à Rua Prates, 1.101, no Bom Retiro. O equipamento será um centro especial de acolhimento, dotado de Espaço de Convivência Dia para Adultos, abrigo para menores, Centro de Acolhida 24 horas, Centro de Atenção Psicossocial III Álcool e Drogas (CAPS III AD) e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas. O objetivo de implantar um Complexo no centro de São Paulo é facilitar o tratamento e a assistência dada aos dependentes químicos, fortalecendo o combate à dependência e o trabalho conjunto entre Saúde e Assistência Social que já é realizado na região.



“Há três anos, a Prefeitura iniciou essa obra de assistência social que vai mudar para sempre sua história, com a implantação do Sistema Único de Assistência Social. Hoje são 46 CRAS que recebem mensalmente 55 mil pessoas e 18 CREAS que recebem 11 mil pessoas por mês. Com as inaugurações de hoje, a rede de Assistência Social passa a ter 1.206 serviços para toda a população carente da cidade com mais de um milhão de atendimentos”, destacou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.





Instalado em uma área total de 16 mil m², o Complexo vai oferecer um Espaço de Convivência Dia para Adultos com 3.200 m² e capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia. Além de criar vínculos e conquistar a confiança para que os usuários aceitem os serviços oferecidos, o espaço oferecerá atividades lúdicas, esportivas, oficinas, Telecentro, sala de leitura, jardinagem e, principalmente, psicólogos e assistentes sociais; um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigo) com 20 vagas e um Centro de Acolhida para Homens 24hs, com 120 leitos. Caso a aceitação seja superior às vagas disponíveis, os usuários serão encaminhados para um dos 59 Centros de Acolhida e 132 abrigos da Prefeitura instalados em todas as regiões da cidade.



A Secretaria Municipal de Saúde contará com uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com 850m² de área útil, ambos com funcionamento 24 horas, com mais de 120 profissionais de saúde e 11 leitos para observação e internação.

Durante o evento, o secretário municipal de Saúde destacou o novo serviço de acompanhamento que será prestado no Complexo. “A grande novidade é o ‘gerente de caso’, multiprofissionais que vão atuar acompanhando oito a dez casos de usuários, desde seu ingresso até sua reinserção à sociedade, forçando as várias áreas a prestarem o atendimento adequado”, afirmou.



A proposta da SMS é acolher o usuário a partir dos serviços sociais e de apoio, facilitando sua aceitação e adesão ao tratamento de saúde e da dependência, o que vai propiciar o acesso do usuário a todas as etapas do processo de recuperação e reinserção social. Os equipamentos de saúde e assistência social serão destinados aos moradores em situação de rua e dependentes de álcool e outras drogas, em especial do crack. Todos os serviços possuem entradas independentes.


CAPS III AD Complexo Prates

A unidade terá capacidade para atender cerca de 300 pacientes por dia em acompanhamento. A unidade, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e atenderá pessoas com transtornos decorrentes do uso e dependência de drogas, principalmente o crack. A unidade também terá nove leitos para acolhida e monitoramento, que funcionarão 24 horas. Será o 23º CAPS AD do Município e o 70º inaugurado.

O CAPS AD III Complexo Prates oferecerá assistência integral, com atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas, atendimento à família e atividades comunitárias enfocando a integração e a inserção familiar e social. A unidade contará com médicos psiquiatras, clínico geral, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, farmacêutico, técnico de farmácia, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, oficineiro, além de assistentes e auxiliares administrativos.


AMA 24 horas Complexo Prates

A Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Prates é a 118ª da rede. A unidade funcionará 24 horas por dia, de segunda a segunda, e fará, em média, 5 mil atendimentos mensais. A AMA presta atendimento sem necessidade de marcação de consulta, ou seja, fica sempre com as portas abertas à população.




Rede de Saúde

A Prefeitura dispõe, atualmente, de 416 leitos destinados exclusivamente para a dependência química, sendo 80 em sua clínica própria, o Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID), e 336 em comunidades terapêuticas. Contudo, caso haja necessidade, qualquer um dos 1.421 leitos de internação psiquiátrica (incluindo os de dependência) podem receber esses pacientes para tratamento.

Além disso, São Paulo conta com 23 CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD). Somente na região central da cidade implantou-se um complexo para atendimento, constituído pelas AMAs Sé (24 horas), AMA Boracea (com médico psiquiatra no corpo clínico), CAPS AD Sé, CAPS Infantil Sé, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), Serviço de Atenção Especial (SAE) DST/ Aids Campos Elíseos, Cratod (Secretaria Estadual da Saúde). Além disso, agora contará com o Complexo Prates.




Escola Estufa

Além dos serviços de saúde e assistência social, o Complexo Prates também contará com o Programa Escola Estufa Lucy Montoro, pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria e administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES). O programa tem como objetivo formar multiplicadores do sistema para manejar hortas comunitárias, estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas e espécie para paisagismo. A Escola Estufa instalada no complexo será a 9ª Escola entregue aos munícipes da cidade de São Paulo.

O objetivo é garantir mais oportunidades aos adolescentes e jovens que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. No curso Horta Escola os alunos aprimoram os cuidados e as técnicas para trabalhar a terra em espaços pequenos, como jardineiras - utilizadas em apartamentos. Participam de aulas práticas sobre o preparo e o PH da terra, compostagem, minhocário, segurança alimentar e nutricional sustentável.

crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom















 
>> link para publicação original em portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo